ALEMANHA
Extraordinary Voyage
Grupo: The Fifth Wheel

17 e 19/10 – 20h30 – Multipalco

Extraordinary Voyage, do Grupo Fifth Wheel, da Alemanha, é um espetáculo divertido que atrai públicos de todas as idades. É uma viagem pelo mundo, misturando marionetes, fantoches, música e dança. Um navio branco navega pelos mares e em cada parada, um ato curto de incríveis bonecos de fios mostram algo de sua terra, dançando, cantando e encantando a todos. De canções mexicanas ao rítmo do Flamenco espanhol, passando por um marido ciumento de uma sedutora dançarina oriental. Um cigano, esqueletos engraçados e muito mais compõem este espetáculo sem texto e indicado para toda a família.
Um show leve, que promete divertir e emocionar!

EQUADOR
Cuál Es El Dilema, Shakes?
Grupo: Sociedade AnTónima

18/10 – 22h30 – Multipalco
20/10 – 16h30 – Multipalco

O que faz William Shakespeare quando está criando? Como ele se veste? Se enfeita? Toma banho? Em seu cotidiano solitário enfrenta seus próprios dilemas. Na sua genialidade, no seu silêncio, nasce a música. Mais que uma obra filosófica, este espetáculo humaniza o gênio.

Foto: Mauricio Monsalve

ESPANHA
Criaturas Particulares
Grupo: Roberto White

18/10 – 20h30 – Multipalco
19/10 – 21h30 – Multipalco

Criaturas Particulares, com o espanhol Robert White, é um espetáculo formado por 7 peças curtas sem conexão entre si, que mistura a linguagem do palhaço, o teatro gestual e os objetos.

Os principais personagens de cada história são construídos com objetos do cotidiano, como balões, bolas de pingue-pongue e sacolas plásticas.

Como elo de ligação entre os personagens está sempre o uso de alguma parte do corpo do manipulador, principalmente as mãos.

ARGENTINA
ENDERAS MASUGUI – El Viaje de Luisa
Grupo: El Alma En Un Hilo

17/10 – 22h30 – Multipalco
20/10 – 18h30 – Multipalco

Luisa nunca se separa do seu telefone. Ela é viciada em selfies e redes sociais.
Pepe sente que seu tempo nos palcos terminou.
O velho teatro dorme coberto pela selva.
Luisa caminha até o mar.
O GPS falha.
O ENDERAS MASUGUI desperta…

ESPETÁCULOS GAÚCHOS:

HISTÓRIAS D’AGUA
Grupo Khaos – Canoas/RS

18/10 – 14h – Multipalco
19/10 – 16h30 – Praça João Corrêa
20/10 – 12h – Multipalco

Histórias D’água  é um espetáculo infantil da Companhia KHAOS Cênica. O trabalho de teatro de bonecos que aborda desde temas como a não violência, relacionamentos abusivos, empoderamento feminino e questões existenciais, tem como norte uma história ecológica de uma gota, chamada Espirro, buscando encontrar seu amigo perdido no rio. Para encontrá-lo, Espirro não deve somente percorrer diversos caminhos, ele deve ultrapassar suas próprias dificuldades em uma legítima jornada de construção do herói. Para tanto, o espetáculo traz figuras antropomórficas nos bonecos, sensíveis e empáticos, enquanto os humanos perdem sua humanidade pelo distanciamento, silêncio e antipatia. Confira mais detalhes deste trabalho neste material.

A FLAUTINHA ENCANTADA
Grupo Quiquiprocó – Caxias do Sul/RS

18/10 – 15h30 – Multipalco
19/10 – 11h – Multipalco

Protagonizado por Bambina, que encontra uma Flautinha encantada, que ao ser tocada com  uma  música  realiza desejos.A Bruxa Malígna quer roubar esta flauta para ganhar um concurso de TV. Ela imagina que destruindo a natureza se transformará na bruxa mais famosa do mundo ganhando assim o tal concurso.Para conseguir roubar a flauta de Bambina, Malígna irá inventar vários disfarces e situações pra lá de malucas com a  ajuda do seu monstrinho Borocoxô que é bagunceiro e atrapalhado. A criançada irá adorar está fantástica história.

CONTOS DA FLORESTA
Grupo: Fantomania Teatro de Bonecos – São Leopoldo/RS
 
19/10 – 15h30 – Multipalco
20/10 – 14h30 – Multipalco

Num pequeno bosque coisas estranhas estão acontecendo, envolvendo personagens engraçados, assombrações, bruxas e fantasmas.

Envolvente, descontraído e muito animado, CONTOS DA FLORESTA é um espetáculo de teatro de bonecos que reúne várias técnicas de manipulação, proporcionando momentos agradáveis e divertidos.
São duas histórias, cada uma será apresentada conforme à faixa etária do público.

Sinopse das histórias:

A POÇÃO DA BRUXA – a bruxa está preparando uma poção para tirar suas verrugas. Entre aranhas e asas de morcegos, eis que surge um porco travesso e perguntador para atrapalhá-la.
A história aborda como tema a amizade e o respeito entre as pessoas.
Ideal para um público até 10 anos.
Aproximadamente 50 minutos de duração

A APOSTA DO GAÚCHO – o gaúcho Gaudêncio fez uma aposta com os amigos, terá que ficar na floresta que dizem ser mal assombrada. Mas o gaúcho muito medroso acha que esse negócio de assombração não existe. Eis que as assombrações começam a aparecer de todos os lados.

A história traz personagens do folclore, como Boi Tatá, Mula sem cabeça, lobisomem, etc.
Para todas as idades.
Aproximadamente 50 minutos de duração.
Textos: João Felipe

CIRCO MINIMAL
Grupo: Cia Gente Falante  – Porto Alegre/RS

19 e 20/10 – 10h – Largo Benito Urbani

A Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos fundada em Salvador/Bahia em 1991 pelo ator/bonequeiro Paulo Martins Fontes, agora em 2019 completando 28 anos de atividades ininterruptas em teatro de animação, com reconhecimento do público e importantes premiações no cenário do Teatro Brasileiro e Internacional. Mantém-se com seu repertório ativo de 10 espetáculos e com um espaço dedicado à arte do Teatro de Formas Animadas em Porto Alegre.

 Circo Minimal é uma pequena ilha de sonhos, uma sala itinerante e com recursos técnicos independentes e miniaturizados com espetáculos curtos enfocando a situação do artista, face à realidade do mundo, artistas mínimos, pequenos animais amestrados retratados em tirinhas teatrais de quatro minutos com humor e poesia. Nesse ano CIRCO MINIMAL completa 16 anos de existência, tendo passado por quase todas as capitais brasileiras e Espanha, assistido por mais de 150.000 espectadores.

 

O SHOW POLITICAMENTE CORRETO DO LINDOMAR
Grupo: Trotamundos – Canela/RS

19/10 – 17h30 -Praça João Corrêa

Um show onde o boneco e o bonequeiro se confundem. 

Com um humor ácido e surpreendente, Lindomar Rocha, um bonequeiro excêntrico, apresenta três cenas de teatro de bonecos, em meio a muitas confusões ele se esforça para passar sua mensagem, falando sobre a importância da diversão, respeito, higiene e de como a arte pode ser feita por todos, inclusive por ele.

EU SOU MARYLIN MONROE
Grupo: Goliardos – Canela/RS

18/10 – 24h – Espaço Nydia

Em 1961, a atriz Marilyn Monroe foi internada em uma clínica psiquiátrica. De lá, ela escreve uma carta ao Dr. Ralph Greeson (seu psiquiatra) onde descreve a situação pelo qual está passando, o tratamento médico que está recebendo e as condições físicas que a clínica oferece. Mais do que isso, ela relata nesse documento a situação crítica da saúde mental nessa época. Baseando-se nisso, o espetáculo “Eu Sou Marilyn Monroe” mostra a verdadeira face da atriz, que longe do glamour e dos refletores, é uma mulher doente, abandonada à própria sorte… Seu corpo é explorado pelos homens como um troféu e seu talento é usado para lotar as salas e enriquecer a indústria cinematográfica. A diva glamourosa é a estrela, a mulher é Marilyn Monroe.

“BONECOS SÓ RINDO”
Grupo: Bonecos da Montanha – Gramado/RS

18/10 – 10h – Multipalco

Estreado em 2007, o bonequeiro resgata e conta a história das principais personagens criadas e, consequentemente, revisita sua própria trajetória.

Sustentado pela trilogia ator-boneco-público e pela capacidade de improvisação do bonequeiro, este espetáculo tem participação ativa do público e apresenta personagens como o querido “Pepino”.

Para toda família!

Fotos: Tiago Lima

AMERICANAMENTE
Grupo: Bonecos da Montanha – Gramado/RS

19/10 – 24h – Espaço Nydia

AmericanaMente é um espetáculo autoral que faz uma reflexão sobre aspectos da personalidade do povo latinomericano.
Utilizando várias técnicas, a autora dá o tom através da música e dos textos do peruano Pepito Ron e do italiano Giovani Papini. Esta obra propõe a reflexão sobre nossa humana condição. Para público adulto.

GRUPO OLHO MÁGICO
Caixas de lambe-lambe
Canela/RS

18, 19 e 20/10 – 14h às 17h – Praça João Corrêa

Caixa 1 – A metarmofose
Sorturda é uma lagarta que mora numa cachoeira. Alegre e peralta, ela vivencia e mostra sua metamorfose  até virar uma borboleta.
Autora = Victória Lauterbach Amorim

Caixa 2 = Vand e as bitucas de cigarro
Vanderlei Inácio é um jovem antenado e consciente, mora numa rodoviária. Para melhorar o mundo não espera acontecer. Faz a sua parte e torna a cidade um pouco mais limpa e bonita. A cidade merece este carinho, vamos ajudar?
Autora = Rosane Warken

Caixa 3 = A festa!
Um casamento caipira com dança de quadrilha, dentro de uma igreja. 
A alegria das festas juninas que invadem a cidade durante os meses de junho e julho, retratada no teatro de bonecos que dançam sua própria quadrilha..
Autora = Bettina Lauterbach

Créditos: @sergioazevedophotos

GRUPO DAIENE CLIQUET ARTES
Caixas de lambe-lambe

Canela/RS

20/10 – 14h às 17h – Praça João Corrêa

O PEQUENO PRÍNCIPE E O REIZINHO
(Daiene Cliquet)

O Pequeno Príncipe chega ao pequeno asteroide habitado por um rei mandão, sendo questionando as ordens e autoridade. Onde percebe contradições e vendo como o ser humano é complicado, desde os pequenos detalhes. É encenada dentro de uma caixinha, onde os personagens são bonequinhas de pano, feitas artesanalmente, utilizando a técnica de manipulação com vara.

BOX IN CONCERT 
(Cesar Cliquet)

É um teatro musical, criado dentro de uma caixa) feito de forma artesanal, com a grande maioria de materiais reciclados. A tela de fundo do teatro, exibe um clipe com música clássica, com imagens destacando os pontos turísticos de Canela, valorizando acidade e o turismo. Duas bonequinhas conduzem e apresentam o espetáculo com instrumentos musicais,  com interações do coelhinho da Páscoa e do Papai Noel, que cria algumas atrapalhações. Um teatrinho musical com o intuito de apenas divertir, sem diálogos, trabalhado a manipulação em contexto músical. 

Fotos: Cesar Cliquet, Daiene Cliquet  e Sérgio Biff

Entre em contato:
Fundação Cultural de Canela
Rua Danton Corrêa da Silva, 746
Canela – RS
Fone: 54 991346924
www.fccanela.com.br
INSTAGRAM
Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google